Luz nas Trevas

26-04-2019

A Companhia Ensaio Aberto estreia segundo espetáculo esse semestre, seguindo a programação do ano

Luz nas trevas, de Bertolt Brecht, é uma peça de grande influência da comédia popular e dos cabarés alemães do início do século XX

A Companhia Ensaio Aberto estreia no próximo dia 26 de abril o espetáculo Luz nas Trevas, de Bertolt Brecht, em sua casa, o Armazém da Utopia. É a segunda produção da Companhia a estrear esse ano. Em março, o espetáculo Canto Negro levou mais de 2500 espectadores, gratuitamente, ao Armazém, em quatro sessões.
Luz nas Trevas é uma peça para 100 espectadores por sessão. As apresentações serão às sextas e sábados às 20h. Antes, durante e após as sessões teremos um bar em funcionamento com bebidas e alguns aperitivos. A abertura da casa e do bar será às 19h. Como é tradição da Ensaio Aberto, os primeiros espectadores ganham um desconto na compra antecipada de ingressos online.
A peça foi escrita em 1919, num período de grande recessão econômica na Alemanha, pós Primeira Guerra. Período em que Brecht recebeu muita influência da comédia popular de Karl Valentin. A atmosfera dos cabarés alemães do início do século XX e alguns pintores expressionistas como George Grosz e Otto Dix também são materiais de referência para o espetáculo.
A narrativa nos apresenta Paduk, um antigo cliente do bordel da Sra. Hogge, expulso, um dia, por não ter dinheiro. Ele está agora decidido a ganhar dinheiro arruinando a prostituição e sua estratégia é manter a rua do prostíbulo iluminada, para afastar os clientes.
A parábola de Brecht denuncia as articulações contraditórias do sistema capitalista: através da prostituição e das doenças venéreas o que está em jogo é a exploração. E, como esclarece Paolo Chiarini, “se Paduk conseguir abrir os olhos de todos os frequentadores do bordel para os perigos a que se expõe, aquela casa acabará por fechar”.

 

SERVIÇO:
Local: Armazém da Utopia – Armazém 6, Cais do Porto
Tel. 2516-4893 / 98909-2402 (WhatsApp)
VLT: Parada Utopia/ AquaRio

Estreia 26 de abril
Temporada sextas e sábados | 20h
Abertura da casa e do bar as 19h

O bar permanece aberto após o espetáculo
Classificação: 14 anos
Capacidade: 100 Lugares

Ingressos
www.sympla.com.br/CompanhiaEnsaioAberto
 

FICHA TÉCNICA:
Direção Artística: Luiz Fernando Lobo
Texto: Bertolt Brecht / Tradução: Geir Campos
Direção de Produção: Tuca Moraes
Espaço Cênico: Luiz Fernando Lobo
Iluminação: César de Ramires
Figurino: Beth Filipecki e Renaldo Machado
Maquiagem e Preparação Corporal: Luiza Moraes
Produção Executiva: Cida de Souza
Ciência do Novo Público: João Raphael Alves e Agnes de Freitas
Programação Visual: Marcos Apóstolo e Marcos Becker
Assistente de Direção: Anna Carolina Magalhães
Cenotécnico: Dodô Giovenetti
Gerente Operacional: Roberta Mello
Elenco: Gilberto Miranda, Idris Bahia, João Raphael Alves, Leonardo Hinckel, Luiz Fernando Lobo, Luiza Moraes, Nady Oliveira, Natália Gadiolli, Tayara Maciel e Tuca Moraes.

Add a comment