Captura de tela 2014-02-26 às 17.45.19

Sacco e Vanzetti é a próxima peça da Ensaio Aberto

30-01-2014

Com direção de Luiz Fernando Lobo e cenário de J.C. Serroni, o espetáculo Sacco Vanzetti contará a história dos dois trabalhadores italianos condenados injustamente à morte nos Estados Unidos dos anos 20

Primeiro ouviu-se o som de tiros, seguido do rugido de um automóvel arrancando a toda força. Dois homens haviam sido mortos na rua, numa cidade de Massachusetts, e 16 mil dólares dos salários que levavam foram roubados. Três semanas depois, o sapateiro Nicolla Sacco e o vendedor de peixes Bartolomeo Vanzetti, imigrantes italianos, foram presos e acusados de terem cometido os assassinatos.

A história daquele que ficou conhecido como “o julgamento do século” será o próximo espetáculo da Companhia Ensaio Aberto no Armazém da Utopia. A montagem, que estreia em 12 de abril e fica em cartaz até 25 de maio, terá cenografia de J.C. Serroni, um dos mais respeitados e conhecidos cenógrafos do Brasil, e um elenco de doze atores – cinco deles foram escolhidos em uma oficina gratuita oferecida no Armazém.

A peça contará o drama vivido pelos imigrantes em um país de cenário turbulento. Uma histeria contra os trabalhadores estrangeiros tomava conta dos ânimos. O processo transcorreu com evidências da inocência de Sacco e Vanzetti. Protestos de repúdio à justiça americana eclodiram Estados Unidos afora, chegando à Europa e América Latina, inclusive ao Rio. Mas além de estrangeiros, os trabalhadores eram anarquistas. A perseguição política então existente contaminou o tribunal até as entranhas.

Foram sete anos do começo ao fim do processo judicial. A alcunha de “julgamento do século” mostra a comoção que o caso despertou. Sacco e Vanzetti foram eletrocutados no dia 23 de agosto de 1927, na cidade de Charlestown. Exatos cinquenta anos mais tarde, o então governador de Massachusetts corrigiu um erro histórico e promulgou a inocência dos dois. Com dramaturgia e direção de Luiz Fernando Lobo, Sacco & Vanzetti será encenado no espaço anexo do Armazém da Utopia.

De 12 de abril até 25 de maio

Quinta a sábado, às 21h, e domingo, às 20h

Informações: 2516-4893 / 2516-4857

One Comment

    • junho 20, 2016
    • Responder

    Na aba de notícias, a que trata da peça “Sacco e Vanzetti” traz horários errados, o que pode acabar prejudicando interessados em assisti-la. Solicito que corrijam o problema.. Refiro-me ao link http://www.armazemdautopia.com.br/post-de-teste

Add a comment